Sentir, viver, emocionar-se... Um momento para fugir do
senso comum e da vida banal. Um dia em busca de experiências autênticas,
diferentes, que tragam significado para sua vida! É isso que o Turismo de Experiência te
propõe, uma forma de criar momentos onde o espectador é o protagonista de sua
própria viagem.
Se por um lado vivemos hoje num mundo assolado pelo vazio
existencial, em contrapartida nos deparamos com uma crescente procura por
elementos que enriqueçam a mente, a alma e a vida, em busca de sentido e
significado. Como nos diz o filósofo francês Gilles Lipovetsky, nos transformamos
em “hiperconsumidores”, que assemelham-se cada vez mais a “colecionadores de
experiências”, num cenário onde se busca menos a posse das coisas por si mesmas,
que a multiplicação das experiências, o prazer da experiência pela experiência,
a embriaguez das sensações e das emoções novas: a felicidade das “pequenas
aventuras”!
Nesse novo contexto, o turismo de experiência apresenta
características que vão além do aspecto econômico, avançando no plano social,
psicológico e afetivo. Envolve relações anticonvencionais, de parcerias, de
interações simbólicas, de confiança, de hospitalidade e principalmente na
cumplicidade em seus propósitos. Propõe-se ainda a criar espaço para que a
pessoa se transforme, oportunizando ferramentas que podem contribuir, questionar
e ampliar sua forma de pensar.
Oferecendo experiências autênticas e memoráveis, busca
tornar possível, segura, confortável e generosa a experiência do visitante, baseando-se
nos princípios do slow moviment,
permitindo que cada momento seja vivenciado em sua essência, e criando espaço
para conexões, enriquecendo a história pessoal do participante.
Na concepção antropológica, “experiência” trata da suspensão
das relações cotidianas, demonstrando a possibilidade de existir um momento
único, especial, extraordinário que ocorre durante vivências particulares, em
diversos momentos da vida. “Nunca duas pessoas terão a mesma experiência. Uma
experiência é um acontecimento individual que ocorre como resposta a algum estímulo
e dura pela vida toda”. (Turner e Bruner, 1986)
O Turismo de Experiência aborda ainda a questão da
importância dos cinco sentidos, frente a um contexto social enfatizado em
informações visuais, o que acaba por sobrecarregar a mente com percepções
provenientes apenas de um único sentido, fazendo com que muitos detalhes do
ambiente ou evento como um todo sejam perdidos. Em uma atividade de “experiência”,
o participante é visto como um sujeito consciente e desejoso, que almeja uma sensação
de exclusividade, buscando mais do que uma atividade de interesse geral, e sim,
de interesse especial, para a realização dos seus sonhos. Alguém em busca de
experiências culturalmente enriquecedoras, que marquem sua alma, alterem sua
vida e permaneçam eternamente em sua memória.
“A experiência vivida
torna-se tua poesia”.
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Texto elaborado por Anelise Bredow. Artista Plástica e Ceramista (UFSM/RS) e Mestre em Indústrias Criativas (FEEVALE/RS).
Texto elaborado por Anelise Bredow. Artista Plástica e Ceramista (UFSM/RS) e Mestre em Indústrias Criativas (FEEVALE/RS).
Citações, fontes de inspiração e pesquisa:
JENSEN,
R. The Dream Society: How The Coming
Shift From Information to Imagination Will Transform Your Business. New
York: McGraw-Hill, 1999.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal. Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo.
São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LIPOVETSKY, Gilles. A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo:
Companhia das Letras, 2007.
PEZZI, Eduardo. SANTOS, Rafael José dos. A experiência turística e o turismo de
experiência: aproximações entre a antropologia e o marketing. 2012. UCS: UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL. http://www.ucs.br/ucs/tplVSeminTur%20/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_7/gt02/arquivos/02/09_Pezzi_Santos
PROGRAMA CAPITAL NATURAL - Turismo de Experiência. Parte 1 e Parte 2. Canal BandNews TV. https://www.youtube.com/watch?v=Tmr7FogRWRI
e https://www.youtube.com/watch?v=4inSWR8EyPI.
Turismo de
experiência gera oportunidades de negócios: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/turismo-de-experiencia-gera-oportunidades-de-negocios/99928/
Turismo de
experiência. Tempo de Gestão. http://www.temposdegestao.com/turismo/turismo-de-experiencia
Pílulas do
turismo contemporâneo. Tempo de Gestão. http://www.temposdegestao.com/turismo/pilulas-do-turismo-contemporaneo
SOARES, Tamara .
Características do Turismo de
Experiência: Estudos de Caso em Belo Horizonte e Sabará sobre Inovação e
Diversidade na Valorização dos Clientes. 2009. UFMG: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. . https://bhturismo.files.wordpress.com/2009/08/caracteristicas-do-turismo-de-experiencia-estudos-de-caso-em-belo-horizonte-e-sabara-sobre-inovacao-e-diversidade-na-valorizacao-dos-clientes.pdf
TURNER, Victor W. e
BRUNER, Edward M. (eds.). Dewey,
Dilthey, and Drama: An Essay in the Anthropology of Experience, Anthropology of
Experience. Urbana and Chicago:
University of Illinois Press, 1986, p. 33-44.